segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ARBORIZAÇÃO


Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento inicia arborização com auxílio dos alunos

Com o objetivo de disseminar entre os alunos a importância da preservação do meio ambiente e da integração entre o homem e a natureza, o Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, situado no bairro Coqueiral, em Aracaju, deu início a um processo de arborização que está mudando o aspecto daquela unidade de ensino. Exemplares de pau-brasil, palmeira-imperial e de outras árvores icônicas encontradas na flora brasileira foram plantados pelos próprios alunos, que se encarregam, também, de regar diariamente as plantas e adubá-las conforme a necessidade.

Ação realizada pelas secretarias de Estado da Educação (Seed) e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) oportunizaram aos alunos assistiram a uma palestra sobre o pau-brasil .Foi doadas  seis palmeiras-imperiais e outras oito mudas de árvores, pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb ). Todas   plantadas pelos estudantes na instituição.

De acordo com o diretor do colégio, Serjei Pereira de Carvalho, a iniciativa aproxima os alunos do cuidado com a natureza. "Desperta neles e na comunidade escolar a importância do meio ambiente na vida de cada um. A preservação ambiental não deve ser algo distante, que só se vê na televisão. Ela deve estar presente em nossas ações do dia a dia para diminuir o impacto que o homem tem causado à natureza", declara Serjei.


Horta 

Além das árvores que, dentro de algum tempo, se tornarão frondosas, a escola implantou uma pequena horta, onde são cultivado tomate, cebola, salsa, coentro, abóbora, dentre outras variedades. Também são os alunos que emprestam seu empenho e dedicação nessa atividade. 

"A ideia é utilizar a futura produção de hortaliças, legumes e verduras na composição da nossa merenda escolar, para os alunos verem que eles estão consumindo algo que eles mesmos produziram", diz o diretor. A construção de um Minho caria para a produção de adubo orgânico também está nos planos do diretor.


Mais Educação

A maior parte dos alunos envolvidos no processo de arborização está inserida nas ações do programa Mais Educação. O programa do Governo Federal aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas, como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Em Sergipe, Mais Educação, está presente em 173 escolas estaduais e 562 municipais, ofertando 115 diferentes atividades a mais de 23 mil alunos.

Nenhum comentário: